Edgar Morin (1999), em seu livro A Cabeça Bem-Feita, nos diz que " É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une." (p. 89). Complementa dizendo que o pensamento tem antecedentes na cultura das humanidades: literatura e filosofia.
Faremos, aqui uma ponte, com o conceito de Lifeworld (COPE & KALANTZIS, 1993 p.206-207): " ...lifeworld é o mundo da experiência vivida diariamente... mundo no qual a transformação ocorre...o entorno que molda cada indivíduo a se tornar humano". (Tradução própria).
Não existe um só lifeworld; existem vários que se sobrepõem, sempre únicos em seu momento e espaço, representando cultura.
Precisamos, nós professores, repensar nossas aulas para que não isolemos pensamentos, ou conceitos. Refletir sobre nosso público alvo; a relevância para a vida deles; como transformarão esta nova informação dentro de sua cultura e seu pensamento.
Acreditamos que a discussão em grupo seja um vailoso recurso para professores e alunos navegarem em direção a um pensamento que una, transforme e molde seres humanos.
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