Segundo Zahorik (1996, p.22), os conceitos de ensino dependem das habilidades individuais e da personalidade do professor. "A essência desta visão de bom ensino é invenção e personalização. Um bom professor é a pessoa que acessa as necessidades e possibilidades de uma situação e cria e usa práticas que são promissoras para aquela situação".
Isto não nega o valor do conhecimento sobre diferentes métodos de ensino e como usá-los, mas sugere que o compromisso com um único método de ensino impede o completo potencial do professor como um professor. (Jack C. Richards, p. 23).
Saber adaptar-se às diversas situações enfrentadas em sala de aula ainda é o maior desafio. Para isto é necessário estar cada vez mais atualizado com as teorias modernas para colocá-las em prática, mas não tal qual sua forma e sim poder adaptá-la à situação de cada professor, desde aqueles que enfrentam a escassez de recursos até os que os utilizam de forma satisfatória.
A vontade de ensinar, de atingir os resultados é o que faz o professor insistir na profissão, que por outro lado deve ser considerada como única e não como um complemento de outra profissão, para com isso ser reconhecida e ter o devido valor.
Claudia M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário