quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Encontros de Métodos e Abordagens de Ensino

Nos primeiros encontros, comparamos nossa lembrança quando alunos, à nossa visão de como somos professores hoje; ou para os que não são professores, como deveria ser. Expressamos essas visões e lembranças por meio de desenhos que compartilhamos com o grupo.
Nos encontros seguintes, vimos métodos de aquisição e língua estrangeira; alguns deles: Método Audiolingual; Construtivismo; Sugestopia; Comunidade de aprendizagem; Total resposta física; Método Silencioso; Task-based approach; até chegarmos ao Pós-método.
O Pós-método consiste em muitos movimentos usados, cada um de forma consciente, acredita na autonomia do professor e o tem como investigador da sua própria prática e se adequa à situação, questionando o porquê e como os alunos aprendem.
Outra característica do Pós-método é que a teoria é gerada através da
prática e não o inverso, identifica os problemas e a melhor alternativa para resolvê-los e o professor é crítico-reflexivo e está em exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário