sábado, 11 de setembro de 2010

A ESSÊNCIA DO BOM ENSINO

Segundo Zahorik (1996, p.22), os conceitos de ensino dependem das habilidades individuais e da personalidade do professor. "A essência desta visão de bom ensino é invenção e personalização. Um bom professor é a pessoa que acessa as necessidades e possibilidades de uma situação e cria e usa práticas que são promissoras para aquela situação".
Isto não nega o valor do conhecimento sobre diferentes métodos de ensino e como usá-los, mas sugere que o compromisso com um único método de ensino  impede o completo potencial do professor como um professor. (Jack C. Richards, p. 23).

Saber adaptar-se às diversas situações enfrentadas em sala de aula ainda é o maior desafio. Para isto é necessário estar cada vez mais atualizado com as teorias modernas para colocá-las em prática, mas não tal qual sua forma e sim poder adaptá-la à situação de cada professor, desde aqueles que enfrentam a escassez de recursos até os que os utilizam de forma satisfatória.

A vontade de ensinar, de atingir os resultados é o que faz o professor insistir na profissão, que por outro lado deve ser considerada como única e não como um complemento de outra profissão, para com isso ser reconhecida e ter o devido valor. 

Claudia M.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nosso painel multiletramento

One of our favorite ones

Teacher I would like to become

Teacher I am now

Alguns resultados da atividade prática

Uma atividade prática

Uma atividade multimodal feita na prática no penúltimo encontro foi uma representação, através de imagens, do professor que eu sou. Fomos para o laboratório de informática e usamos paint brush, juntamente com imagens da rede; imprimimos e trocamos as imagens, compartilhando considerações e pontos de vista.

Reflexões sobre Multimodalidade

Discorreremos agora, reflexões sobre Multimodalidade por Gunter Kress (1997).

A multimodalidade é uma forma de se estudar a multiplicidade de discursos, a ampliação da visão das formas de linguagem para além da oralidade e da escrita somente, e além de suas formas tradicionais de comunicação. A abordagem multimodal para linguagem requer meios comunicacionais, que podem ser gestuais, entonação da voz, ritmo, stress, léxis, sintáxe, etc. Não há uma lista definida de fatores que a compõem, nem os que devem der excluídos, segundo Kress (1997).
Através da multimodalidade, o “modo” é relacionado com o corpo humano, seu senso, sua relação com o mundo e o modo de transmissão da informação, principalmente após a era pós-industrial. A materialidade marca a
relação do mundo natural com o mundo cultural, através do sentido do tato na
materialidade física e da aparência na não-física, que é diferenciada de acordo
com fatores sócio-culturais.
No sistema multimodal, itens como grafologia, linguagem, entonação e tom de voz, gestos e expressões faciais estão relacionados ao “transporte” do texto/mensagem.
Se o modo afeta o que e como pode ser dito, o meio afeta a quem ele é endereçado.
A multimodalidade pode ser pensada de 3 maneiras:
* Todos os textos são multimodais;
* há textos e objetos que existem além do modo da linguagem e
* sistemas de comunicação e representação que são conhecidos na cultura para serem multimodais.
O conceito de multimodalidade força repensar as diferenças entre comunicação e uso, entre leitura e uso.
A leitura é feita através do poder do objeto sem “linguagem” podendo se comunicar através do aspecto significativo do objeto.

Encontros de Métodos e Abordagens de Ensino

Nos primeiros encontros, comparamos nossa lembrança quando alunos, à nossa visão de como somos professores hoje; ou para os que não são professores, como deveria ser. Expressamos essas visões e lembranças por meio de desenhos que compartilhamos com o grupo.
Nos encontros seguintes, vimos métodos de aquisição e língua estrangeira; alguns deles: Método Audiolingual; Construtivismo; Sugestopia; Comunidade de aprendizagem; Total resposta física; Método Silencioso; Task-based approach; até chegarmos ao Pós-método.
O Pós-método consiste em muitos movimentos usados, cada um de forma consciente, acredita na autonomia do professor e o tem como investigador da sua própria prática e se adequa à situação, questionando o porquê e como os alunos aprendem.
Outra característica do Pós-método é que a teoria é gerada através da
prática e não o inverso, identifica os problemas e a melhor alternativa para resolvê-los e o professor é crítico-reflexivo e está em exercício

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como pensamos nossa Multimodal class

Para finalizar o curso de Métodos e Abordagens de Ensino apresentamos um workshop sobre Multimodal English.
Confeccionamos uma aula de inglês como língua estrangeira, em padrão multimodal. O tema é Identidade, e alguns dos objetivos são: os alunos apresentar-se, expressar gostos e preferências, traços individuais e de sua cultura- cross-cultural.
Através de suas músicas favoritas, os alunos falam um pouco sobre sua individualidade e o grupo discute a mensagem de suas músicas e aspectos culturais. Para trazer as músicas, os alunos podem usar seus celulares, i-pods, CDs, ou qualquer recurso disponível.
O professor propõe a confecção de um mural com os estilos de música ouvidos, podendo fazer uso de equipamento disponível: Power point; smart board; flip chart; cartolina; revistas- não excluindo as escolas, ou instituições que não possuem recursos tecnológicos desta abordagem.
As músicas, em inglês trazidas para a sala de aula, podem ser usadas para revisar tempos verbais, apresentar conceitos novos, expressões idiomáticas, ordem das palavras, classe de palavras- tudo o que o professor puder imaginar.
Esta aula multimodal requer preparação antecipada do professor- pedir para os alunos trazerem suas músicas, pensar como será montado o painel, como serão tocadas as músicas e como será o assessment.

LILIAN SANCHES - Quem sou eu??

Olá!
Meu nome é Lilian Sanches, formada no curso de Letras, com habilitação em Tradutores e Intérpretes (Inglês) pela Universidade Ibero-Americana em Dez/2005.
Embora a língua inglesa seja uma de minhas paixões, ainda não sou professora, atualmente trabalho em uma empresa Multinacional no ramo de produtos eletroeletrônicos e de iluminação como Analista de Vendas.
Vivenciei por um curto período a vida de professora e adorei! Dei aula particular para um grupo de 06 pessoas e por serem todos amigos, era uma atmosfera positiva e totalmente descontraída... Acredito que ensinar seja uma ARTE, o professor precisa proporcionar ao aluno a satisfação de aprender, motivá-lo a desenvolver sua competência lingüística, para alcançar seus objetivos no aprendizado de uma segunda língua.
Principalmente no caso de alunos crianças ou adolescentes, é importante que a aula seja conduzida de uma maneira que se aproxime da realidade do aluno, por meio de jogos / músicas / interatividade, para que a atenção dele seja atraída. É necessário saber dosar o ensino tradicional com o ensino moderno.
Penso que não existe uma fórmula mágica, cada professor, de acordo com sua experiência e conhecimento da individualidade dos alunos deve encontrar a maneira mais eficiente e eficaz de ensinar língua inglesa!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

LIFEWORLDS e a Reforma do Pensamento

Edgar Morin (1999), em seu livro A Cabeça Bem-Feita, nos diz que " É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une." (p. 89). Complementa dizendo que o pensamento tem antecedentes  na cultura das humanidades: literatura e filosofia.
Faremos, aqui uma ponte, com o conceito de Lifeworld (COPE & KALANTZIS, 1993 p.206-207): " ...lifeworld é o mundo da experiência vivida diariamente... mundo no qual a transformação ocorre...o entorno que molda cada indivíduo a se tornar humano". (Tradução própria).
Não existe um só lifeworld; existem vários que se sobrepõem, sempre únicos em seu momento e espaço, representando cultura.
Precisamos, nós professores, repensar nossas aulas para que não isolemos pensamentos, ou conceitos. Refletir sobre nosso público alvo; a relevância para a vida deles; como transformarão esta nova informação dentro de sua cultura e seu pensamento.
Acreditamos que a discussão em grupo seja um vailoso recurso para professores e alunos navegarem em direção a um pensamento que una, transforme e molde seres humanos.

domingo, 5 de setembro de 2010

Design, por Gunther Kress

Design refere-se a estrutura e agência. Estrutura e função como o motor de um carro, como vontade ativa, processo humano no qual fazemos e refazemos a existência, como fazem os designers. Nesse processo, o indivíduo e a cultura são inseparáveis. Cultura é a expressão contínua e acumulada da agência- Designing.

Abordagem multimodal

A abordagem multimodal para linguagem requer meios comunicacionais, que podem ser gestuais, entonação da voz, ritmo, stress, léxis, sintáxe, etc. Não há uma lista definida de fatores que a compõem, nem os que devem der excluídos, segundo Kress (1997).

sábado, 4 de setembro de 2010

Welcome to Multimodal teachers

Somos Paula B, Claudia e Lilian do curso Abordagens no ensino de línguas e preparo de material didático, Prof Fabricio Ono.
 Como finalização do módulo, criamos este blog com nossas reflexões sobre diversos enfoques da multimodalidade.
Esperamos muitas visitas.
Enjoy!
Multiteachers